quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Universos Paralelos



(Press Association Ltd 2007.)

De acordo com cientistas de Oxford os universos paralelos realmente existem e a descoberta matemática é descrita por um dos especialistas como um dos mais importantes desenvolvimentos na história da ciência.

A teoria dos universos paralelos, inicialmente proposta em 1950 pelo físico norte-americano Hugh Everett, ajuda a explicar os mistérios da mecânica quântica que se alega causam perplexidade aos cientistas por décadas.

No universo de "múltiplos mundos" de Everett toda vez que uma nova possibilidade física é explorada o universo se divide. Dado um número de acontecimentos alternativos possíveis, cada um se apresenta em seu próprio universo.

Um motorista que cometeu um quase erro, por exemplo, pode se sentir aliviado por sua sorte em escapar. Mas em um universo paralelo, outra versão do mesmo motorista morrerá. Outro universo todavia verá o motorista se recuperar após tratamento em um hospital. O número de cenários alternativos é infinito.

É uma idéia bizarra que foi descartada como fantasiosa por muitos especialistas. No entanto, as novas pesquisas de Oxford mostram que ela oferece a resposta matemática para os dilemas quânticos que não podem ser descartados com a mesma facilidade e sugere que o Dr Everett, que era um estudante de Phd na Princeton University quando apresentou a teoria, estava no caminho certo.

Em comentário no New Scientist magazine, o Dr Andy Albrecht, um físico da University of California em Davis, afirmou: "este trabalho será considerado como um dos mais importantes desenvolvimentos na história da ciência."

De acordo com a mecânica quântica, nada na escala subatômica pode ser considerado existir até ser observado. Até então, a partícula ocupa um estado nebuloso de "superposição" girando para "cima" ou para "baixo" ou parecendo estar em lugares diferentes ao mesmo tempo.

A observação parece "estabelecer" um estado particular da realidade, da mesma maneira que uma moeda que foi atirada ao ar somente pode ser considerada estar em "cara" ou "corôa" depois de capturada.

De acordo com a mecânica quântica, partículas inobservadas são descritas como "funções de onda" representando um conjunto de múltiplos estados "prováveis". Quando o observador realiza a medição, a partícula então se fixa em uma destas múltiplas opções.

A equipe de Oxford, liderada pelo Dr. David Deutsch, mostrou matematicamente que a estrutura tipo "arbusto" - criada pelo universo que se divide em paralelas versões de si mesma - pode explicar a natureza de probabilidades dos resultados quânticos.

Nenhum comentário: