terça-feira, 11 de dezembro de 2007

Um materialista e um paranormal


Thomas A. Edson, um dos maiores inventores da humanidade, falando sobre as capacidades extra-sensoriais de Bert Reese

"Há muitas coisas que permanecem para humanidade aprender - muitos mistérios não solucionados; mas tudo são manifestações das leis naturais. Não há nenhum sobrenatural. Nós estamos aprendendo coisas novas continuamente. Há poderes dentro de nós que não têm sido contudo desenvolvido e eles irão se desenvolver. Nós aprenderemos coisas de nós mesmos que estarão cheias de maravilhas, mas nenhuma delas estará além do natural. Nós estamos desenvolvendo novas habilidades, desenvolvendo sensações novas. Os animais têm alguns os quais nós não temos, porque as emergências do ambiente deles têm exigências que os nossos não têm. Nós temos alguns que os animais não têm, e teremos mais porque nosso modo de vida está mudando e vai se fazer mais necessário. Eu não profetizarei exceto ao longo das linhas de desenvolvimento puramente racional e natural, mas estes são maravilhosos o bastante. Coisas que nós adivinhamos, agora, nós saberemos ou contestaremos totalmente; necessidades novas trarão poderes novos. Teorias velhas falecerão, se forem demonstrado que são insustentáveis, e fatos tomarão o lugar delas, enquanto teorias totalmente novas agirão como o avanço de um batalhão em novos assaltos na fortaleza dos fatos para descobrir Verdades que nós no momento nem mesmo sonhamos. Nosso ambiente, daqui um século, será totalmente anormal, quando considerado em comparação com o que nós conhecemos hoje, que nós precisaremos de poderes novos e sentidos novos - e, precisando deles, os desenvolveremos certamente. Você estava presente, recentemente, a experiências feitas com um homem extraordinário, Professor, Bert Reese, um residente, que eu acredito, da Cidade de Nova Iorque. Ele mostrou claramente um certo poder que não pode ser desprezado, não pode ser no momento satisfatoriamente explicado. Um século atrás o homem teria sido olhado em como um mago. Nos primeiros dias de Massachusetts uma mulher com tal poder, como o seu, teria sido certamente queimada por bruxaria, contudo Reese, inexplicavelmente no momento, é um mero prodígio. Ele faz reivindicações surpreendentes para sua habilidade e alguns destes poderes ele demonstra. Todos nós lhe vimos ler palavras as quais tinham sido escritas em quartos distante do qual ele tinha permanecido, e os leu ainda quando o papel no qual eles tinham sido escritos permanecia dobrado e envelopado. Ele reivindica outros poderes e pode os ter. Ele é um prodígio, e, como um prodígio, é maravilhoso; mas houve prodígios de muitos tipos, todos maravilhosos. Blind Tom era maravilhoso em música, e houve prodígios em matemática igualmente maravilhosos."

"A maioria dos prodígios são meramente prodígios, significando, realmente, nada, e este pode ser o caso com Reese; mas, por outro lado, ele pode significar algo - algo grande.

(...)

"Eu não posso, contudo, explicar o poder dele. Aparentemente ele vê através de sólidos. Mas - Bem, por que não? Radiografias não fazem isso?"

"A mudança em nosso ambiente trará mudança em nossas capacidades. A mente humana subirá para se encontrar com qualquer problema novo que possa aparecer para confrontá-la. Assim que forem exigidos, juízos novos se desenvolverão."

"O que serão estes sentidos?"

"Eu não sei. Como posso saber? Eles serão como for requerido para dar ao organismo proteção razoável contra os perigos de seu novo ambiente. Homens, como ele que mencionamos há pouco, podem ser os precursores do que o cérebro normal poderá realizar então. Eu estou convencido de que isso que o Reese fez - a leitura dele de documentos fechados, e tudo aquilo - foi conseguido por visão - por um pouco de poder estranho de visão que, como existe em poucos, permanece anormal, a possessão de um prodígio. Mas isso por nenhum meio prova que sempre será considerado uma coisa anormal. A maravilha de hoje poderá ser amanhã trivialidade. O presente cérebro em desenvolvimento do homem não é o último. Nós não temos nenhuma razão para acreditar que estamos próximo mesmo do último. Eu não posso, contudo, explicar Reese, mas ou o homem viu pelas paredes e soube, assim, o que estava sendo escrito nos documentos, quando os homens estavam escrevendo isto, ou ele teria visto os documentos, quando eles lhe foram apresentados, e leu o que estava escrito. Eu estou inclinado a apoiar a primeira teoria, e isso pode parecer uma coisa surpreendente para eu dizer. Mas realmente seria mais maravilhoso para ele - o homem - ver através de paredes e observar alguém escrever que a Radiografia que passa e fotografa através de sólidos? Dez anos antes do Professor Roentgen ter descoberto a Radiografia uma profecia disto teria feito alguns incomodados darem atenção a isto com um sorriso de superioridade complacente e dizer que o profeta era um louco."

"Mas a Radiografia e todos os tipos de outras coisas vieram, e os homens que os produziram não foram loucos, mas mais racionais que esses que depreciaram a possibilidade das suas maravilhas."

"E nenhum destes passou pelo que os religiosos chamam de alma - tudo foram alcançados pelo que nós chamamos a mente. Então, eu estou convencido que nosso desenvolvimento que não parará será desenvolvido pelo poder mental, completamente natural, não um desenvolvimento de poder espiritual denominado anormal, sobrenatural. Por que não deveria a mente mudar pela evolução, como o corpo também mudou? Desenvolveu maravilhosamente. E porque não deveria continuar desenvolvendo? Darwin nos mostrou como nós surgimos no mundo da matéria, mas o mundo da matéria é pequeno comparando- se ao cérebro. Os religiosos com toda essa conversa sobre o mundo do espírito. Eu não posso conceber mais que os dois mundos, da matéria e da mente. Não há nenhum milagre neles, mas apenas desenvolvimento lógico e natural, com, de vez em quando, o aparecimento de um prodígio como Reese. Ele não prova nada, não contesta nada. Houve muitos prodígios mentais antes dele, em todo circo o homem forte é um prodígio físico. Ele lê o que esta escrito escondido entre as dobras do papel; ele pode muito bem ter achado artigos perdidos como ele reivindicou ter feito. Por exemplo, ele lhe contou onde achar sua agenda, quando ela tinha caído dentro de uma cama dobrável, que estava firmemente fechada quando ele entrou no quarto. Estas coisas parecem significar visão anormal, e indicam uma linha geral de progresso que todos nós podemos seguir. Provavelmente isto não é verdade, mas nós progredimos inevitavelmente e alcançamos cada vez mais e mais."

Nenhum comentário: